quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura



Praia de Iracema
A Praia de Iracema é a continuação da Praia do Meireles, na direção Oeste. Iracema já foi um dos maiores points de Fortaleza, com seus bares e agitos noturnos.
Tem um dos cartões postais mais belos da cidade que é a Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica.
Pela manhã e ao final da tarde, uma das atrações é assitir ao balé dos golfinhos que aparecem nas imediações da Ponte Metálica





Na Praia de Iracema (já nas proximidades do centro de Fortaleza) encontramos ainda o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) que é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará. Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.
Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país
http://www.omelhordobairro.com.br/fortaleza-praiadeiracema/page11940.htm

Comentário
Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão-do-mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
O CDMAC congrega vários espaços destinados à realização das mais diferentes atividades, onde o lazer urbano, a produção e difusão da arte e da cultura são o foco principal.
Nos seus quase 30 mil metros quadrados de área de convivência, inclui espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu da Arte  Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula.
O centro cultural possui ainda, em seu entorno, uma série de bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros. Com suas linhas arrojadas contrasta com casarões do inicio do século

Outra atração do local é a estátua de Iracema “...a índia virgem dos lábios de mel...”, uma homenagem à famosa personagem de José de Alencar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário