Divulgação PBH
Quadrilátero deve ganhar fontes e mais espaço para pedestres.
A tão sonhada obra de revitalização da Savassi deveria ter seu início, segundo cronograma divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em fevereiro. O Carnaval já se foi, março já caminha para a metade e nada ainda começou, nem mesmo um plano de comunicação com a comunidade local, informando sobre as mudanças na rotina de trânsito e comércio. A previsão é de que as obras levem em torno de oito meses para serem concluídas.De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras e Infraestrutura da PBH, o empreendimento está na fase de adequação do projeto e a previsão é de que as obras comecem ainda no mês de março. A primeira intervenção será no quarteirão fechado da rua Pernambuco. A obra prevê drenagem e revitalização da rua Pernambuco, entre Tomé de Sousa e Fernandes Tourinho, além da Antônio de Albuquerque, entre ruas Alagoas e Paraíba, avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, dentro do quadrilátero formado pelas ruas Alagoas, Paraíba, Tomé de Sousa e Fernandes Tourinho.
Todas as intervenções serão executadas por uma empresa licitada pela PBH e estão orçadas, ainda segundo a assessoria da Secretaria de Obras e Infraestrutura, em R$ 9,5 mi. Desse total, R$ 7,58 mi foram repassados pelos proprietários do Pátio Savassi, como previsto em projeto de Lei que autoriza o shopping a expandir sua área construída.
Uma rua no meio do caminho Divulgação PBH
Quarteirões fechados tranformados em calçadão.
A rua Antônio de Albuquerque parece ser a menina dos olhos de muita gente. Dentro do projeto de revitalização da Savassi apresentado pela prefeitura, as intervenções na rua se darão apenas nos quarteirões compreendidos entre as ruas Paraíba e Cristóvão Colombo e, do outro lado, entre as rua Alagoas e também a Cristóvão Colombo. Nesse último trecho, há um ponto de interseção com outro projeto: o Via Albuquerque, uma iniciativa de alguns empresários e moradores da rua na extensão de quatro quarteirões, começando na rua da Bahia e terminando justamente no quarteirão fechado com a avenida Cristóvão Colombo.No ano passado, durante audiência pública na Câmara Municipal, a PBH se manifestou favoravelmente ao projeto da Via Albuquerque. De acordo com Liana Valle, representante da Regional Centro-Sul, uma iniciativa que nasce dos desejos da própria comunidade tem mais chances de se tornar viável. No entanto, a representante da PBH não esclareceu de que maneira será viabilizada financeiramente a obra da Via Albuquerque dentro do projeto de revitalização da Savassi. De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras e Infraestrutura, não há qualquer referência à Via Albuquerque dentro da proposta de revitalização da Savassi que está em curso.
http://www.nasavassi.com.br/bairro/revitalizacao-pbh-promete-inicio-das-obras-em-marco-na-savassi/
COMENTARIO
A esperada revitalização da Praça Diogo de Vasconcelos, chamada com carinho de Praça da Savassi, e do seu entorno esta sendo aguardada com ansiedade pelos moradores, a revitalização vai trazer mais segurança para os pedestres e a intervenção transformará um dos cruzamentos mais movimentados da cidade em reduto de charme, com inspiração em bulevares europeus. A Praça da Savassi vai receber tratamento paisagístico, com jardins, fontes, nova iluminação e obelisco. Por outro lado, no período de obras, o endereço também se tornará um desafio para os órgãos de trânsito
Nenhum comentário:
Postar um comentário