quarta-feira, 30 de março de 2011

High Line Park

 High Line Park, o novo parque de Nova York projetado por James Corner Field Operations e Diller Scofidio +Renfro, que foi uma linha férrea elevada abandonada, construída na década de 30 e abandonada desde 1980.
High Line em funcionamento


O parque resulta da iniciativa da Associação dos Amigos do High Line, criada em 1999 para evitar a demolição da linha férrea. Em 2002 conseguiu provar para a prefeitura que os custos de construção e reforma do espaço seriam menores que os impostos gerados pelo parque. No ano seguinte foi aberto um concurso arquitetônico e paisagístico, dois anos mais tarde iniciou-se a construção, dividida em 3 fases
Todo o material que fazia parte da estrutura foi recolhido e mapeado, construiu-se um sistema de drenagem, o concreto que fazia parte da estrutura foi restaurado e impermeabilizado, os elementos de ferro foram lixados, pois a tinta original era a base de chumbo e portanto, tóxica, e repintados na cor original, os elementos que estavam quebrados foram restaurados e os que estavam faltando foram fabricados aproximando-se do desenho original.
A primeira fase da construção conta com a instalação de 3.500 placas pré-fabricadas de concreto para laje, 60 assentos de ipê brasileiro e peruano, 2 elevadores, 2 escadas rolantes, cerca de 1000 árvores plantadas, 50 000 mudas de diferentes vegetações, luminárias LED integradas aos trilhos.
A idéia dos autores era “reajustar um veículo industrial e o transformar em um instrumento de prazer pós-industrial”. Localizado na zona oeste de Manhattan, o parque possui uma das melhores vistas para o Rio Hudson entre as ruas 14 e 15. Este é o segundo parque construído a partir de linhas férreas, o primeiro, o Promenade Planteé, é em Paris.


Comentário
O High Line Park nasceu para preservar a historia da cidade. Foi uma parceria pública e privada que mudou a vida e cotidiano das pessoas. O projeto foi pensado em todos os detalhes e foi um sucesso e hoje serve de modelo para outras cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário